terça-feira, 28 de agosto de 2018

Religião e Espiritualidade

É comum as pessoas confundirem os conceitos de espiritualidade e religião, mas apesar de algumas vezes estes dois termos estarem interligados, cada qual tem seu significado.
Tanto a religião quanto a espiritualidade buscam trabalhar no indivíduo questões filosóficas, responder o porquê da existência humana, qual nosso papel no mundo, de onde viemos, para onde vamos, etc.
A diferença é que a religião traz essas respostas dentro de uma doutrina, com uma única crença, cumprimento de regras, ritos, verdades já construídas, sem questionamentos ou dúvidas. Já espiritualidade está relacionada ao desenvolvimento espiritual das pessoas, a sua conectividade e entendimento com o mundo não-físico.
No entanto, uma pessoa religiosa pode ser espiritualizada ou uma pessoa espiritualizada pode não seguir religião nenhuma.
Há diversas religiões e cada uma prega uma doutrina diferente, geralmente há um ser supremo a ser louvado e temido, ritos e regras a serem cumpridas, um modelo ético e moral de conduta dentro dos preceitos religiosos.
E por conta disso a religião segrega as pessoas, pois cada um prega a sua verdade como sendo absoluta, mesmo as que utilizam os mesmos livros, fazem diferentes interpretações. Assim, não só as ideologias são divergentes, mas falta respeito e aceitação pela fé do outro.
shutterstock_314804594Espiritualidade é algo mais abstrato que religião, pode estar ou não relacionado há um ou mais de um deus, ou ainda, ter diferentes compreensões para diferentes pessoas. Pode ser desenvolvida de diversas formas: meditando, orando, fazendo o bem, através de leituras relacionadas; cada pessoa busca isso dentro de si, de acordo com sua crença.
É importante trabalhar a espiritualidade para melhor compreender as questões que não têm explicação técnica e/ou científica, coisas que não estão ao nosso alcance ou poder de controle, como lidar com a morte, por exemplo.
Quando você apenas exerce sua espiritualidade, sem seguir nenhuma religião, é possível buscar conhecimentos e fazer sua própria interpretação da verdade sobre a vida, quais caminhos deve ou não seguir, não há necessidade de periodicidade, cumprimentos de regras ou ensinamentos, somente você sabe a melhor maneira de se conectar ao mundo não-físico.
Quando estamos com o nosso lado espiritual bem resolvido, conseguimos administrar melhor os problemas de um modo geral, pois estamos com mente e alma tranquilos, mais fortes e seguros para enfrentar qualquer desafio.
Partindo do preceito que todos nós temos um corpo físico e um espiritual, compreende-se que da mesma forma que devemos cuidar da nossa saúde para não adoecermos, precisamos cuidar do nosso espírito para nos sentirmos bem, seja sozinho ou com apoio de alguma religião.
Fonte: www.eusemfronteiras.com.br

sábado, 25 de agosto de 2018

4 Dicas de saúde que vão mudar a sua vida

Vivemos um estilo de vida tão corrido que muitas vezes pequenas atitudes passam despercebidas e podem mudar nossas vidas. Pequenas dicas bem simples, quando seguidas com certa regularidade, podem alterar inclusive sua saúde e bem-estar. Para isso, montamos um guia de dicas rápidas e práticas que vão te ajudar a ser uma pessoa melhor em todos os sentidos.
Durma!
Parece clichê, mas dormir bem ainda é a dica mais valiosa de todos os tempos. Desligar seu corpo por cerca de 7 ou 8 horas de sono diárias vão te livrar de uma série de doenças, além de te deixar com as energias carregadas para viver o dia seguinte.
Faça exercícios físicos!
shutterstock_161559680
A primeira série de dicas é bem simples, coisas que todos nós sabemos mas não praticamos de fato. Para completar o nosso tripé da saúde e bem-estar, fica faltando o exercício físico. Ninguém consegue se manter bem disposto e ativo, com uma saúde em perfeito estado se não praticar ao menos 30 minutos de atividades físicas diárias. Se você é um daqueles que pensa que seu dia não comporta o tempo gasto em uma academia, pense que aqueles 30 minutinhos a mais de sono pela manhã poderiam se tornar sua atividade do dia, melhorando seu bem-estar e saúde de uma maneira radical.
Se mesmo assim você acha que ainda não dá tempo de se exercitar, faça pequenas mudanças. Troque o elevador pela escada, evite o uso do carro para fazer compras ou atividades próximas, carregue as sacolas no supermercado e se tiver um tempo extra, use sua força para lavar algumas peças de roupa que iriam para máquina na mão. Essas mudanças já vão fazer seu corpo mais ativo e você vai sentir a diferença.
Coma bem!
A alimentação também exerce um papel importantíssimo na nossa qualidade de vida. Se você não é acostumado a tomar café da manhã, experimente mudar um pouco a sua rotina. Consumir frutas, castanhas e cereais pela manhã ajudam a construir e manter a energia adquirida durante uma boa noite de sono, fora que te deixa com menos fome durante o dia, fazendo você comer menos evitando os quilinhos a mais.
Cuide da sua saúde mental!
shutterstock_272895839
Outro ponto muito importante é a nossa saúde mental. O que você anda fazendo para manter a sua mente saudável e livre de problemas desnecessários? Comece pensando no que realmente vale a pena se importar. Depois pense se aquele problema pode ser resolvido por alguma outra pessoa senão você. Livre sua mente dos pensamentos ruins e pessimistas, seja generoso e sinta-se melhor por isso. O bem-estar provoca o aumento de hormônios da satisfação, deixando você cada dia mais feliz e realizado.
Procure programar-se para fazer uma atividade da qual você gosta e te da prazer.
Ser saudável te leva a ser mais feliz e isso é uma escolha que só você pode fazer. Experimente mudar pequenos hábitos e sinta a diferença!
Fonte: www.eusemfronteiras.com.br